sábado, 13 de abril de 2013

 Ar@cne
REVISTA ELECTRÓNICA DE RECURSOS EN INTERNET
SOBRE GEOGRAFÍA Y CIENCIAS SOCIALES
Universidad de Barcelona
Nº 97, 1 de junio de 2007
ISSN 1578-0007
Depósito Legal: B. 21.743-98


analisando o uso de Imagens do “Google Earth”
e de mapas no ensino de geografia


Amanda Regina Gonçalves
Doutora em Geografia. Professora do Departamento de Educação, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Rio Claro-SP, Brasil.
amandarg@rc.unesp.br
Iara Regina Nocentini André
Doutora em Geografia. Professora do Departamento de Geografia, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Rio Claro-SP, Brasil.
ireginana@hotmail.com
Thiago Salomão Azevedo
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia, na UNESP, Campus Rio Claro. Departamento de Geografia, Universidade Estadual Paulista (UNESP).
thiagosa@rc.unesp.br
Valquíria Z. Gama
Professora de Geografia da Rede Pública de Ensino Fundamental do Estado de São Paulo.



"Metodologicamente, a utilização de mapas é fundamental para contextualizar o aluno no âmbito espacial, proporcionando o dimensionamento de proporção, de direção, de distância. Entretanto, a utilização de recursos cartográficos permite ao aluno identificar fatores relacionados ao meio, contudo a cartografia é apenas uma representação gráfica da realidade (Figura 2A), já a imagem de satélite (Figura 2B) mostra a real face da superfície terrestre em determinado momento, isto é, a representação contida na imagem de sensoriamento remoto de alta resolução propicia ao aluno visualizar o mundo real, através de associações cognitivas presentes no seu cotidiano.Pudemos evidenciar empiricamente estas prerrogativas teóricas ao nos depararmos com o uso em sala de aula de imagens de satélite disponibilizadas pelo programa “Google Earth”e de mapas cartográficos, ambos em diferentes escalas. Antes de nos determos a esta análise, devemos ressaltar que, através deste programa – que disponibiliza algumas imagens de satélite em forma de mais um produto disponibilizado por um meio de comunicação de massa – o cidadão comum passa a ter maior acesso a um material e às informações, que por muito tempo foram produzidos e se restringiam aos usos militares e, não incondicionalmente, das instâncias governamentais[2]. Talvez resida aí um dos motivos das ausências destes produtos e dificuldades em seus usos nas aulas de Geografia Escolar."


O que podemos analisar neste sentido é que através do uso da internet tornou-se mais acessível o ensino de geografia onde poderemos aprender e nos informarmos após a demostrações de legendas, gráficos  tabelas, videos, documentários contextualizados, músicas dentre outros recursos tecnológicos. A educação avança quando existem pessoas comprometidas com o ensino e aprendizagem, se as pessoas permitirem estar informados sobre um determinado assunto.




Dispinivel em: http://www.ub.edu/geocrit/aracne/aracne-097.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário