Ar@cne
REVISTA ELECTRÓNICA DE RECURSOS EN INTERNET
SOBRE GEOGRAFÍA Y CIENCIAS SOCIALES
Universidad de Barcelona
Nº 97, 1 de junio de 2007
ISSN 1578-0007
Depósito Legal: B. 21.743-98
REVISTA ELECTRÓNICA DE RECURSOS EN INTERNET
SOBRE GEOGRAFÍA Y CIENCIAS SOCIALES
Universidad de Barcelona
Nº 97, 1 de junio de 2007
ISSN 1578-0007
Depósito Legal: B. 21.743-98
analisando o uso de Imagens do “Google Earth”
e de mapas no ensino de geografia
Amanda Regina Gonçalves
Doutora em Geografia. Professora do Departamento de Educação, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Rio Claro-SP, Brasil.
amandarg@rc.unesp.br
Iara Regina Nocentini André
Doutora em Geografia. Professora do Departamento de Geografia, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Rio Claro-SP, Brasil.
ireginana@hotmail.com
Doutora em Geografia. Professora do Departamento de Geografia, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Rio Claro-SP, Brasil.
ireginana@hotmail.com
Thiago Salomão Azevedo
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia, na UNESP, Campus Rio Claro. Departamento de Geografia, Universidade Estadual Paulista (UNESP).
thiagosa@rc.unesp.br
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia, na UNESP, Campus Rio Claro. Departamento de Geografia, Universidade Estadual Paulista (UNESP).
thiagosa@rc.unesp.br
Valquíria Z. Gama
Professora de Geografia da Rede Pública de Ensino Fundamental do Estado de São Paulo.
Professora de Geografia da Rede Pública de Ensino Fundamental do Estado de São Paulo.
"Metodologicamente,
a utilização de mapas é fundamental para contextualizar o aluno no
âmbito espacial, proporcionando o dimensionamento de proporção, de
direção, de distância. Entretanto, a utilização de recursos
cartográficos permite ao aluno identificar fatores relacionados ao meio,
contudo a cartografia é apenas uma representação gráfica da realidade
(Figura 2A), já a imagem de satélite (Figura 2B) mostra a real face da
superfície terrestre em determinado momento, isto é, a representação
contida na imagem de sensoriamento remoto de alta resolução propicia ao
aluno visualizar o mundo real, através de associações cognitivas
presentes no seu cotidiano.Pudemos
evidenciar empiricamente estas prerrogativas teóricas ao nos depararmos
com o uso em sala de aula de imagens de satélite disponibilizadas pelo
programa “Google Earth”e de mapas cartográficos, ambos em diferentes
escalas. Antes de nos determos a esta análise, devemos ressaltar que,
através deste programa – que disponibiliza algumas imagens de satélite
em forma de mais um produto disponibilizado por um meio de comunicação
de massa – o cidadão comum passa a ter maior acesso a um material e às
informações, que por muito tempo foram produzidos e se restringiam aos
usos militares e, não incondicionalmente, das instâncias governamentais[2]. Talvez resida aí um dos motivos das ausências destes produtos e dificuldades em seus usos nas aulas de Geografia Escolar."
O que podemos analisar neste sentido é que através do uso da internet tornou-se mais acessível o ensino de geografia onde poderemos aprender e nos informarmos após a demostrações de legendas, gráficos tabelas, videos, documentários contextualizados, músicas dentre outros recursos tecnológicos. A educação avança quando existem pessoas comprometidas com o ensino e aprendizagem, se as pessoas permitirem estar informados sobre um determinado assunto.
Dispinivel em: http://www.ub.edu/geocrit/aracne/aracne-097.htm
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