domingo, 28 de abril de 2013

Estratégias Didáticas de Confronto com Realidade: Estudo do Meio




a) Local do estudo do meio (breve descrição);

Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso - Ba


b) Finalidade do estudo do meio
(objetivos);

Discutir e analisar na realidade local como é feita a distribuição da energia elétrica, bem como o rio que abastecem esta usina e buscar soluções para combater uma complexa rede de lagos e reservatórios artificiais que transformou a paisagem do Município de Paulo Afonso após a construção da usina de Paulo Afonso, acarretando entre outras modificações e desequilíbrios nos ecossistemas naturais. .

c) O que será estudado no local visitado?

 Seriam tirados fotos e filmagens de entrevistas com as pessoas que trabalham no local com o intuito de obter dados coletados para depois disponibiliza-los através da socialização em sala e até mesmo na própria internet acerca das dificuldades com a produção de energia, com relação a diminuição de água que está dificultando a retirada desta para a produção energética



d) O que precisamos saber previamente
(conteúdos);
Como marco inicial a ideia é que antes dos alunos chegarem lá no local, estes já tenham tido alguns conhecimentos prévios advindos da internet, livros e até mesmo inspirar-se em outros trabalhos que já foi reproduzido sobre a mesma temática para depois explora-los lá.

e) Que registros serão feitos no local, com qual(is) instrumento(s)?
Tirar fotos da usina a ser estudada, filmar entrevista com os trabalhadores do local, Lápis, Papel, mapa hidrográfico.


f) O que será cobrado do aluno como avaliação desta atividade?

Será cobrado produções de textos, paródias, exposição das fotos, dos videos, entrevistas, pinturas, desenhos, colagens, história em quadrinhos dentre outros.


IMAGENS RELACIONADAS A USINA HIDRELÉTRICA DE PAULO AFONSO - BA

FIGURA 1


FIGURA 2


Figura1 disponivel em http://www.ladycbarra.com.br/nordeste/bahia_arquivos/ba_hidreletrica_paulo_afonso.jpg

Figura 2 disponivel em: http://www.leonamsouza.com.br/27uhepauloafonso_arquivos/imagem%200005.jpg


Nenhum comentário:

Postar um comentário