terça-feira, 23 de abril de 2013

 23/04

Conferência: Formação de Professores e Qualidade do Ensino no contexto Educacional

Conferencista: Prof°. Dr. Luiz Dourado - UFGO

Na presente conferência foram discutidas algumas possibilidades que permeia para uma qualificação profissional docente, onde fora necessário pensar em politicas públicas para que se torne eficaz a a formação docente; Atualmente existe um documento que foi enviado para o forum da CONAE                      ( Conferência Nacional de Educação) que busca um espaço democrático onde todos podem participar do desenvolvimento nacional da educação. Inclusive o conferencista relatou que coordenou a elaboração dos 7 eixos propostos. A realidade atual em que se encontra em niveis educacionais no Brasil  está ligada a questões estruturais necessitando de estrutura e questões conjunturais onde precisa repensar nas Diretrizes Curriculares Nacionais, Politicas Educacionais visando o bem estar do professor, não sobrecarregando-o de cargas horarias  fornecendo cursos de formações continuada, boa remuneração, premiações, gratificações estimulando-os a prosseguir com suas pesquisas e projetos, estimulando-os a criarem programas que propiciem qualidade não apenas para os docentes mas para os discentes que serão futuros docentes. Existem tantos fatores que acarretam a defasagem escolar em diversos níveis de escolaridade, tais com: má distribuição de renda, desestimulo por parte dos alunos, evasão escolar, alunos que trabalham durante o dia todo e a noite estão muito cansados, alunos da zona rural que as vezes necessita de transporte para vir para as cidades e deixam de vir por falta de transporte escolar. Entretanto algumas medidas vem sendo tomadas no intuito de resgatar tais problemáticas tais como, transformar as politicas governamentais em politicas de estado, pois sabemos que infelizmente a avaliação dessas são de forma desigual e combinada, onde se busca intervir para que qualquer pessoa dentro do processo educacional, seja professor, aluno, diretor possa também avaliar. Conforme foi declarado nesta conferencia para mudarmos a dinâmica da formação docente é preciso que se mantenha pacto federativo: União, Distrito Federal, Municípios  onde necessita urgentemente de uma reorganização na/da educação de uma forma geral, pois para a educação avançar necessitam de politicas orgânicas que estejam articuladas e essa proposta vem sendo discutida através da Institucionalização de um Sistema de Educação: Federal, Estadual e Municipal, contido em um regime de colaboração composto por leis complementares que fixarão normas entre os Estados e União, o Distrito Federal e os Municípios. O papel do Sistema Nacional de Educação tem o papel de financiador  articulador que constitui numa dinâmica formativa dos diversificados sujeitos que participarem e construírem, mas para que isto aconteça é necessário a ampliação do PIB ( Produto Interno Bruto ), onde muitas das vezes o problema não está na falta de recursos, mas sim na melhoria da gestão para modificar o processo atual ou falta de sabedoria no ato de investir. Entretanto o Currículo é uma base formativa mais ampla e importante na prática didática Ao poder público, as instituições de nível superior compete a formação docente, bem como alguns eixos não deveriam ser descartados como: garantia da relação teoria e prática na educação tendo uma visão ampla, ter concepção de infância, pois pensar na qualificação docente é pensar em arte, na dança. Mas para isto faz-se necessário que o professor mantenha um padrão de qualidade nas instituições educacionais e os processos de gestão e financiamento. Neste presente momento o conferencista também relatou que já foi diretor de uma das escolas da periferia de Goiânia  com cerca de 800 alunos e retrata que a defasagem está por toda parte, mas que as providencias estão sendo tomadas. Para que a formação continuada possa expandir é fundamental que o docente expanda suas áreas de conhecimento, não fique apenas participando de eventos relacionados à educação, mas que estes docentes venham ter amplos conhecimentos de diversas páreas, tais como: Diversidade Racial, Étnica  Sexual dentre outros. Alguns desafios educacionais serão apontados sobre o  Plano Nacional de Educação (  PNE ), como: organicidade das diretrizes, metas intermediárias, estrategias, diagnósticos ( sobre o levantamento de onde estão os professores alocados...) trazendo uma idéias interventiva, projeções, gestão democrática...
           Enfim nossa educação está perpassando por novos caminhos e acredito em pontos postivos que estão sendo propostos, pois como educadora busco um país melhor em termos educacionais, culturais, sociais, étnicos, políticos, dentre outros.





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