sábado, 20 de abril de 2013



MUSEU VISITADO: Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

URL: http://www.ihgb.org.br/acervo5.php

FOCO DESTE MUSEU: História e Geografia brasileira


RELATÓRIO DO MUSEU VISITADO


   Este museu geográfico aborda uma diversidade de características monumentais e histórica,  pois utiliza como fonte de pesquisa: animais, minerais, fragmentos humanos, obras de artes, dentre outros que são indispensáveis para ampliar nossos níveis culturais em todos os aspectos.
      A criação da biblioteca (IHGB) foi construída com o intuito de de fornecer acervos bibliográficos sobre a História do Brasil possuindo livros, folhetos, jornais, periodicos recebidos por doação.
      Atualmente encontra-se relíquias documentais manuscritas, oficiais e particulares, gravuras, caricaturas, plantas, mapas, paisagens onde reunirá trabalhos de vários  artistas do Brasil onde nos  deixa alguns resquícios dos acontecimentos de nossos antepassados que é extremamente importante para contribuições aos pesquisadores, educandos, educadores dentre outros níveis sociais, econômicos, políticos.
      Como podemos observar abaixo foram inseridas alguns locais de instalações de pessoas que viveram em épocas passadas, tais como o museu que exibe pinturas, quadros, cristais, o  CEPHAS ( Local das sessões administrativas mensais), a sala Pedro Calman que fora utilizada para posses solenes, o salão nobre que é decorado com a coroação de Pedro II, a sala de leitura que é repleta de livros, objetos museológicos, o Terraço que privilegia por ter como vista para a Baía de Guanabara, dentre outros artefatos históricos que você enquanto leitor poderá visitar privilegia do link disponível.

   

Vista panorâmica a partir do terraço
MUSEU IHGB






Vista da Sala da CEPHAS
CEPHAS


Vista do Museu
TERRAÇO



        
Vista da Sala Pedro Calmon
SALA PEDRO CALMAN








Vista da Salão Nobre
SALÃO NOBRE
          Vista da Sala de Leitura
SALA DE LEITURA



ATIVIDADE DIDÁTICA


1- Qual a sensação de visitar este museu?
2- Quais os pontos positivos você pode levar para sua realidade
3- Qual a importância deste museu para a sociedade
4- De que forma você contribuiria para ampliar a produção deste museu?
5- Visitemos o site e vejamos quais os monumentos históricos encontrados até hoje? Façamos uma analise e uma redação sobre o que mais lhe chamou a atenção.




Nenhum comentário:

Postar um comentário