sábado, 13 de abril de 2013






Uso de linguagem cartográfica no ensino de Geografia: 
os mapas e Atlas digitais na sala de aula
Leda Maria Corrêa Moura
Prof. Orientador: Roberto Filizola – UFPR




Resumo

Este artigo tem o intuito de apresentar os mapas e Atlas digitais como uma alternativa
para o uso da linguagem cartográfica no ensino de  Geografia. A primeira parte, desenvolvida
por meio de pesquisa bibliográfica, descreve a relevância da linguagem cartográfica nas
aulas de Geografia; faz uma breve descrição das tecnologias de informação e comunicação(TIC) e de sua importânciano cotidiano das pessoas. Apresenta, também, as
ferramentas disponíveis na web – em especial o Google Earth e o Google Maps e busca
fazer uma relação entre tecnologias e a linguagem cartográfica, propondo o uso dessas
ferramentas - presentes nas escolas públicas do Estado do Paraná por meio do Programa
Paraná Digital (PRD) - nas aulas de Geografia. Na segunda parte, relata uma experiência
de uso do Google Maps em aulas do Ensino Fundamental (7ª. Série), realizada no Colégio
Estadual Euzébio da Mota, em Curitiba, no primeiro semestre de 2008. Por fim, partindo
da experiência, faz algumas considerações a respeito da viabilidade da proposta de unir
linguagem cartográfica e mapas/Atlas digitais em salas de aula.





O artigo acima refere-se a importância de termos conhecimentos acerca das Tecnologias da Informação      ( TIC'S ) apontando sua importância para a sociedade, bem como conhecer os mapas e trabalhar a linguagem cartográfica através de Atlas digitais através das ferramentas disponibilizadas na web, como: Google Earth e Google Maps, bem como buscar fazer este ensino na prática. E o que devemos saber que estas práticas não apenas será realizado no Ensino Fundamental e Médio  mas também traz contribuições positivas no Ensino Superior, fortalecendo a  futura prática docente do alunado para aplicar em suas aulas como uma ferramenta didática. 













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