domingo, 28 de abril de 2013

Avaliação da Aprendizagem com TIC

          Na disciplina de metodologia da pesquisa ministrada pela Profª.Msc: Carmem Lúcia Oliveira pude ampliar mais os meus conhecimentos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação, fiz atividades diversificadas, conheci sites que até então desconhecia; Para mim foi gratificante esta disciplina e a professora que auxilio neste processo de ensino e aprendizagem, então foi de forma satisfatória esse estudo e mais ainda saber que posso aplicar na minha vivencia e até mesmo na sala de aula.
      As Tics são importantes na prática docente a partir do momento que o docente sabe manuseá la e associa-la as práticas significativas pois surgiu como algo inovador e facilitador para que o professor pudesse utilizar em sala de aula para que assim o ensino tornasse dinâmico  interativo e colaborativo; Não basta apenas ter as tecnologias, é necessário que o docente inclua-se digitalmente e saiba o que fazer e como fazer na hora certa e no momento certo, mas se este não digitalmente como então deve procurar buscar cursos de formação continuada para um aperfeiçoamento digital.
      Inúmeras possibilidades você pode encontrar sobre o uso das Tics em sala de aula como: Expandir os conhecimentos, levando o aluno a uma reflexão, criação de algo, interação dentre outros; A aprendizagem nas aulas de Metodologia do Ensino Superior II permitiu que criássemos um blog para postarmos nossas atividades, houve a criação de um Facebook para que a professora e os alunos pudessem ter acesso as informações referentes a disciplina bem como postagens de produções feitas por alunos, além de comentários reciprocicamente, Pesquisamos outros blogs relacionados a disciplina escolhida, criamos um plano de curso para a disciplina, conhecemos alguns objetos de aprendizagem além do site Portal do Professor e Rived, visitamos um museu onde fora solicitado que elaborássemos uma aula, criamos um vídeo produzido por nós ( esta para mim foi a parte mais difícil  pois nunca tinha gravado um vídeo e nunca tinha ouvido falar no programa Movie Macker que posta vídeo, fotos, põe até música) dentre outras coisas.
      Na minha aprendizagem com relação ao uso das tecnologias precisa aperfeiçoar os objetos virtuais de aprendizagem bem como o estudo do meio, pois eu já tinha ouvido falar, porém nuca tinha tido um contato mais próximo com esta realidade. A partir dessa aulas fez me ter curiosidade de aprender e aprofundar os recursos disponíveis.
         A professora utilizou o laboratório de informatica, data show, além da fala em sala de aula sobre conceitos acerca do que é tecnologia dentre outros e textos, artigos extraídos da internet.
            
Estratégias Didáticas de Confronto com Realidade: Estudo do Meio




a) Local do estudo do meio (breve descrição);

Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso - Ba


b) Finalidade do estudo do meio
(objetivos);

Discutir e analisar na realidade local como é feita a distribuição da energia elétrica, bem como o rio que abastecem esta usina e buscar soluções para combater uma complexa rede de lagos e reservatórios artificiais que transformou a paisagem do Município de Paulo Afonso após a construção da usina de Paulo Afonso, acarretando entre outras modificações e desequilíbrios nos ecossistemas naturais. .

c) O que será estudado no local visitado?

 Seriam tirados fotos e filmagens de entrevistas com as pessoas que trabalham no local com o intuito de obter dados coletados para depois disponibiliza-los através da socialização em sala e até mesmo na própria internet acerca das dificuldades com a produção de energia, com relação a diminuição de água que está dificultando a retirada desta para a produção energética



d) O que precisamos saber previamente
(conteúdos);
Como marco inicial a ideia é que antes dos alunos chegarem lá no local, estes já tenham tido alguns conhecimentos prévios advindos da internet, livros e até mesmo inspirar-se em outros trabalhos que já foi reproduzido sobre a mesma temática para depois explora-los lá.

e) Que registros serão feitos no local, com qual(is) instrumento(s)?
Tirar fotos da usina a ser estudada, filmar entrevista com os trabalhadores do local, Lápis, Papel, mapa hidrográfico.


f) O que será cobrado do aluno como avaliação desta atividade?

Será cobrado produções de textos, paródias, exposição das fotos, dos videos, entrevistas, pinturas, desenhos, colagens, história em quadrinhos dentre outros.


IMAGENS RELACIONADAS A USINA HIDRELÉTRICA DE PAULO AFONSO - BA

FIGURA 1


FIGURA 2


Figura1 disponivel em http://www.ladycbarra.com.br/nordeste/bahia_arquivos/ba_hidreletrica_paulo_afonso.jpg

Figura 2 disponivel em: http://www.leonamsouza.com.br/27uhepauloafonso_arquivos/imagem%200005.jpg






OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM DO RIVED








Tipo de objeto: Atividade Rived
Titulo: Pontos em batalha
Série: 3° serie (Ensino Médio)
Categoria: Geografia, Matematica
Sub-categoria: Escalas, Geometria plana, Gráficos, Medidas, Ordens de gradeza


         Como vocês devem ter observado este objeto virtual de aprendizagem é um recurso facilitador da aprendizagem e pode ser aplicado em 2 disciplinas: Geografia e Matemática fornecendo vários objetos tais como: Instigar os alunos a resolver os problemas pertinentes a aula; Trabalhar com os dados reais; Saber ler através da observação e interpretar o gráfico, bem como identificar as coordenadas dos pontos ( Latitude e Longitude); Saber distinguir Paralelos de Meridianos, dentre outros que poderiam ser explorados. O processo de avaliação será feito mediante a participação dos alunos, bem como os acertos obtidos no jogo. Vale a pena tentar aplicar em sala de aula como forma de dinamizar sua didática  fazendo assim seus alunos se motivarão a aprender mais e buscar novos conhecimentos. No mesmo  link você encontra outras formas de como trabalhar determinado assunto em sala de aula, são propostas com objetivos construtivos para alcançar a aprendizagem dos alunos.


Imagem disponível em: http://rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php

sábado, 27 de abril de 2013



Aula de Geografia usando o recurso Interação e Colaboração do Portal Professor



Através do Portal Professor busquei uma ferramenta chamada: Interação e Colaboração, que permitiu a visibilidade de outros materiais postos no site. Neste momento contemplo um Blog relacionado ao Educa@TIC ( Educar com tecnologias ). Dentro dele encontrei um jogo extremamente interessante para o ensino de Geografia, que é o Encontre se puder! No Brasil, pois tem como objetivos permitir que os alunos possam praticar e testar seus conhecimentos através de retrospectiva acercados os nomes, as capitais bem como a localização de todos os estados brasileiros do Brasil. Ao mesmo tempo que integra o uso da Tics porque necessita integra-las para que este jogo educativo esteja disponível. Sua metodologia consiste quando aparece no lado inferior o nome do estado e os alunos tem que localizar no mapa onde fica a capital, a medida que o aluno acerta ele (a) ganhará pontos. É um Jô estratégico, dinâmico e divertido no sentido que prende a atenção dos alunos. Será avaliado nesta aula a participação, interesse, desempenho de acertar ou tentar, bem como influi para que os alunos conheçam  mais sobre os estados pertencentes ao seu país Brasil.

 

 

 

 

 

 

Portal Educação:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198

 

Blog disponível: http://projetoinfo.blogspot.com.br/

 

Jogo disponível: http://www.gameseducativos.com/encontre-no-brasil/geografia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

sexta-feira, 26 de abril de 2013

MESA REDONDA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM ALAGOAS 


       Esta mesa foi composta por 3 professoras: Valéria Campos Cavalcanti representou o Cesmac e mostrou em seus slides as estruturas dos cursos; no total são 1100 alunos tendo como objetivo destinar a formação continuada anualmente para ampliação dos conhecimentos dos professores onde após ser realizado permitirão que estes atuem de forma qualificada favorecendo aos discentes uma leitura de mundo através de palestras, projetos; o PDI da instituição é observado e avaliado de forma continua. O curso de pedagogia tirou nota 4 no ENADE, onde busca agregar teoria e prática e conta com o projeto CRESCER que atende a comunidade; o Cesmac  possui de cursos de programas de iniciação cientifica, estágios, atividades complementares, cursos de extensão.
         Ana Cristina Cavalcanti falou extremamente bem e representou o IFAL na modalidade à distância que fora iniciado desde de 2007 e nos cursos das Licenciaturas foi no ano de 2009, posteriormente veio a modalidade presencial. A EAD no IFAL  busca oportunizar um aprendizado independentemente por intermédio das ferramentas Internet, Wiki, Fórum  Chat, onde professores e alunos ficam separados espacialmente através da plataforma Moodle e não há um horário fixo e rígido para estudar, pois propõe autonomia, flexibilidade e auto-aprendizagem. O sistema está amparado pela lei; existem 8 polos e 1 na Bahia e as Licenciaturas são nas cidades de Alagoas onde busca dos professores integrar conhecimentos científicos  didático-pedagógico da disciplina de Letras, Português e Ciências Biológicas; possui 3400 h/a e foi avaliado com o conceito 4, tendo como metodologia para o acesso por meio do vestibular semi-presencial, polos de apoio, 70% das aulas está inserida dentro dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem e depois é marcado um encontro com seus alunos; as avaliações é presencial no final de cada atividade curricular; Para os estágios faz-se necessário a observação do objetos de estudo e é realizada a partir do 5° período, onde possibilita o aluno fazer seu Tcc individual ou em dupla e oferta atividades de pesquisa como: PIBID ou extensão GENTELLI que é formado por alunos da São José da Laje no polo presencial. O instituto tem como eventos; IV Hipertexto-UFPE ( alunos da Laje ), Simpósio de Recife ( Seminário de Pesquisa e Linguagem ), Workshop, aulas de campo dentro dos laboratório que estão inseridos dentro dos polos e quando este polo não possui instrumentos ou laboratório então os professores os levam para o polo de Maceió, visitas técnicas dentre outros.  
        Adriana Cavalcanti representou a formação do professor da EJA em Maceió -AL: um dialogo entre a Universidade-Escola e mostrou em seu slides o PIBIC do observatório: o "entrelaçamento" de pesquisa       ( leitura e formação de leitura) tendo como objetivo construir diagnostico nas escolas investigada sobre as práticas de leitura dentro das salas de alfabetização da Eja, onde a Universidade vai até a escola e busca informar-se sobre este processo de leitura em Eja com o intuito de contribuir para a formação de professores e tem a proposta de criar dialogo sobre a pesquisa-formação, tendo como investigação natureza qualitativa do tipo colaborativa. Como proposta metodológica requer a observação da prática docente, sessões de reflexos sobre a aula e estudo, tendo como foco de pesquisa: e escolas municipais, 2 escolas estaduais, com cerca de 120 alunos e oportunizam os professores a ganharem bolsa da CAPES no âmbito de estimular o professor em renovar sua prática docente, uma vez que alguns professores baseiam-se em uma metodologia tradicional, permitindo assim a construção de saberes através de ações reflexivas para uma reconstrução metodologica em sala de aula, onde possa existir dialogo construtivo, circulação de informações, onde depois seria feito feedback de todo o processo ocorrido, pensando em mudanças, sendo positivo, estimulador de mudar suas práticas de leituras. Enfim deve-se feito um diagnóstico, onde a si proprio deveria ser perguntado: O que os alunos acham das minhas aulas hoje? O que poderia ser feito para melhorar? Onde poderia buscar recursos? Quem poderia me ajudar? Essa são algumas perguntas que poderiam perpassar em nossos pensamentos para construir uma educação de qualidade. Nas escolas onde está ministrado essa pesquisa é observado que os professores trazem para a sala de aula diversos gêneros textuais como: Contos, Fábulas, Crônicas, mas o grande problema detectado é como trabalhar esse materiais tão ricos, uma vez que não são todas as escolas que dispões de máquina de xerox e isto dificulta cada vez mais a arte de inovar na educação. Além do mais também os professores ao colocarem um texto na sala, apenas pedia que seus alunos lessem sem ao menos abrir um espaço para uma socialização de conhecimentos; jamais um professor deve aplicar um texto, atividade qualquer sem preparar o objetivo que se quer alcançar a partir daqueles recursos.
       O que se pode concluir é que a educação está avançando aos poucos, através de pessoas preocupadas com a realidade da leitura e até mesmo da escrita, pois o Brasil precisa evoluir para preparar profissionais de qualidade.,

terça-feira, 23 de abril de 2013

 23/04

Conferência: Formação de Professores e Qualidade do Ensino no contexto Educacional

Conferencista: Prof°. Dr. Luiz Dourado - UFGO

Na presente conferência foram discutidas algumas possibilidades que permeia para uma qualificação profissional docente, onde fora necessário pensar em politicas públicas para que se torne eficaz a a formação docente; Atualmente existe um documento que foi enviado para o forum da CONAE                      ( Conferência Nacional de Educação) que busca um espaço democrático onde todos podem participar do desenvolvimento nacional da educação. Inclusive o conferencista relatou que coordenou a elaboração dos 7 eixos propostos. A realidade atual em que se encontra em niveis educacionais no Brasil  está ligada a questões estruturais necessitando de estrutura e questões conjunturais onde precisa repensar nas Diretrizes Curriculares Nacionais, Politicas Educacionais visando o bem estar do professor, não sobrecarregando-o de cargas horarias  fornecendo cursos de formações continuada, boa remuneração, premiações, gratificações estimulando-os a prosseguir com suas pesquisas e projetos, estimulando-os a criarem programas que propiciem qualidade não apenas para os docentes mas para os discentes que serão futuros docentes. Existem tantos fatores que acarretam a defasagem escolar em diversos níveis de escolaridade, tais com: má distribuição de renda, desestimulo por parte dos alunos, evasão escolar, alunos que trabalham durante o dia todo e a noite estão muito cansados, alunos da zona rural que as vezes necessita de transporte para vir para as cidades e deixam de vir por falta de transporte escolar. Entretanto algumas medidas vem sendo tomadas no intuito de resgatar tais problemáticas tais como, transformar as politicas governamentais em politicas de estado, pois sabemos que infelizmente a avaliação dessas são de forma desigual e combinada, onde se busca intervir para que qualquer pessoa dentro do processo educacional, seja professor, aluno, diretor possa também avaliar. Conforme foi declarado nesta conferencia para mudarmos a dinâmica da formação docente é preciso que se mantenha pacto federativo: União, Distrito Federal, Municípios  onde necessita urgentemente de uma reorganização na/da educação de uma forma geral, pois para a educação avançar necessitam de politicas orgânicas que estejam articuladas e essa proposta vem sendo discutida através da Institucionalização de um Sistema de Educação: Federal, Estadual e Municipal, contido em um regime de colaboração composto por leis complementares que fixarão normas entre os Estados e União, o Distrito Federal e os Municípios. O papel do Sistema Nacional de Educação tem o papel de financiador  articulador que constitui numa dinâmica formativa dos diversificados sujeitos que participarem e construírem, mas para que isto aconteça é necessário a ampliação do PIB ( Produto Interno Bruto ), onde muitas das vezes o problema não está na falta de recursos, mas sim na melhoria da gestão para modificar o processo atual ou falta de sabedoria no ato de investir. Entretanto o Currículo é uma base formativa mais ampla e importante na prática didática Ao poder público, as instituições de nível superior compete a formação docente, bem como alguns eixos não deveriam ser descartados como: garantia da relação teoria e prática na educação tendo uma visão ampla, ter concepção de infância, pois pensar na qualificação docente é pensar em arte, na dança. Mas para isto faz-se necessário que o professor mantenha um padrão de qualidade nas instituições educacionais e os processos de gestão e financiamento. Neste presente momento o conferencista também relatou que já foi diretor de uma das escolas da periferia de Goiânia  com cerca de 800 alunos e retrata que a defasagem está por toda parte, mas que as providencias estão sendo tomadas. Para que a formação continuada possa expandir é fundamental que o docente expanda suas áreas de conhecimento, não fique apenas participando de eventos relacionados à educação, mas que estes docentes venham ter amplos conhecimentos de diversas páreas, tais como: Diversidade Racial, Étnica  Sexual dentre outros. Alguns desafios educacionais serão apontados sobre o  Plano Nacional de Educação (  PNE ), como: organicidade das diretrizes, metas intermediárias, estrategias, diagnósticos ( sobre o levantamento de onde estão os professores alocados...) trazendo uma idéias interventiva, projeções, gestão democrática...
           Enfim nossa educação está perpassando por novos caminhos e acredito em pontos postivos que estão sendo propostos, pois como educadora busco um país melhor em termos educacionais, culturais, sociais, étnicos, políticos, dentre outros.





segunda-feira, 22 de abril de 2013


I ALAGOAS CAITE ( CONGRESSO ACADÊMICO INTEGRADO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA)

                                                                                                                               22/04/2013

MESA REDONDA: Programas da Capes das Licenciaturas: as ações dos Novos Talentos, Pibid, Observatório da Educação, PARFOR e PLI na UFAL

Integrantes:

Profª.Drª Luana Giarola Contiero - IM/UFAL
Profª. Drª. Marinaide Lima de Queiróz Freitas - CEDU/UFAL
Prof°. Ms. Fernando Silvio Cavalcanti Pimentel - CIED/UFAL
Prof° Dr°. José Niraldo de Farias - ASI/UFAL
Prof. Drª. Sineide Correia Montenegro - ICBS/UFAL



     Mediante muitas chuvas o Congresso está sendo realizado, mas o fluxo de pessoas por sala está em pequena quantidade, talvez seja porque os eventos fora iniciado hoje. Bom o fato é que foi bastante proveitoso, pois pude compreender mais sobre os programas financiados pela CAPES, tais como: Novos Talentos que apoia ações extra curriculares nos cursos de graduação para os alunos e professores da educação básica, o Parfor é um programa emergencial que fora ministrado pelo Prof°Ms: Fernando Pimentel onde ele afirmou em seu discurso que o PARFOR pode ser encontrado em duas modalidades: presencial e à distancia, tendo como colaboradores as secretárias dos Estados, do Distrito Federal e dos Municipios e com instituições do Ensino Superior, pois tem o objetivo de induzir cursos superior à distância. o PLI foi ministrado pelo Prof°Dr: José Niraldo de Farias, quando este enfatiza que este programa visa melhorar as Licenciaturas Internacionais, onde a Universidade de Coimbra recebe estudantes brasileiros estimulando os a melhorarem o ensino, bem como o bom desempenho na formação de professores no intuito de promover intercambio de discentes da graduação. Para que isto ocorra é feito uma seleção pelo Edital, onde será escolhido 20 alunos, e ao se formar receberão diploma internacional de Portugal; Este programa é totalmente financiado, onde os alunos conhecerão a Europa, África. Emfim este programa esta a cada dia se expandindo em outros locais além da França. Os professores também ganharão bolsa para acompanhar os alunos. O PIBID é um Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência que está ligado a Prograd, onde possui a coordenação geral e pedagógica e possui outras funções como: bolsistas, coordenador de áreas, supervisores e tem como objetivos: experiencias e práticas em sala de aula; Onde puderam ser desenvolvidos projetos didáticos, olimpiadas, dentre outros, no intuito de ajudar os alunos a construírem autonomia. E o Observatório Alagoano de Leitura em Eja= uma pesquisa - formação em processo que fora explanado pela Prof.Drª Marinaide Lima onde afirma que este Observatório é tem o objetivo de oportunizar estudos e pesquisas, financia os professores e estudantes de mestrado profissional e pode ser observado no edital CAPES -  n° 38 - 2010. Dispõe de um espaço formativo de participação colaborativa e interventiva para estudantes e professores da Educação Básica com o objetivo de construir o diagnóstico nas escolas investigadas, trazendo a formação continuada ou seja vem atuando como saberes de aprendizes e ensinantes da EJA, onde em um de seus slides ela expôs algumas citações de pessoas que já atuaram neste programa.
     Como observamos cada docente trouxe suas contribuições sobre esses programas pertinentes na formação de professores e no crescimento dos educandos, que querendo ou não isso depende do esforço de cada individuo almejar sempre o melhor para si e buscar novas oportunidades.



Logo parfor mini





BLOG SUGESTIVO: Geotecnologias Manual definitivo de como baixar e georreferenciar facilmente imagens do Google Earth usando o ArcMap


     Este Blog é extremamente sugestivo pois busca interligar a geografia ao uso das tecnologias através do Google Earth onde você consegue fazer uma "viagem espacial" no sentido de poder conhecer diversos lugares do planeta onde é permitido ver esses lugares detalhadamente baseado em imagens de satélite reais e com mapas. E extremamente sensacional saber que a tecnologia avançou a tal ponto de poder beneficias as pessoas de diversas localidades, permitindo aumentar o zoom para uma melhor visualização, Onde tem a capacidade de suporte para criar imagens, dentre outras coisas relevantes. É uma ferramenta da Internet gratuita fundamental não apenas para os geógrafos licenciados ou bacharelados, mas para aqueles que tem curiosidade ou trabalham com isto.


IMAGEM DE SATÉLITE

URL da imagem: http://blogmurilocardoso.files.wordpress.com/2013/02/ge_071.jpg
Disponivel em: http://murilocardoso.com/

sábado, 20 de abril de 2013



MUSEU VISITADO: Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

URL: http://www.ihgb.org.br/acervo5.php

FOCO DESTE MUSEU: História e Geografia brasileira


RELATÓRIO DO MUSEU VISITADO


   Este museu geográfico aborda uma diversidade de características monumentais e histórica,  pois utiliza como fonte de pesquisa: animais, minerais, fragmentos humanos, obras de artes, dentre outros que são indispensáveis para ampliar nossos níveis culturais em todos os aspectos.
      A criação da biblioteca (IHGB) foi construída com o intuito de de fornecer acervos bibliográficos sobre a História do Brasil possuindo livros, folhetos, jornais, periodicos recebidos por doação.
      Atualmente encontra-se relíquias documentais manuscritas, oficiais e particulares, gravuras, caricaturas, plantas, mapas, paisagens onde reunirá trabalhos de vários  artistas do Brasil onde nos  deixa alguns resquícios dos acontecimentos de nossos antepassados que é extremamente importante para contribuições aos pesquisadores, educandos, educadores dentre outros níveis sociais, econômicos, políticos.
      Como podemos observar abaixo foram inseridas alguns locais de instalações de pessoas que viveram em épocas passadas, tais como o museu que exibe pinturas, quadros, cristais, o  CEPHAS ( Local das sessões administrativas mensais), a sala Pedro Calman que fora utilizada para posses solenes, o salão nobre que é decorado com a coroação de Pedro II, a sala de leitura que é repleta de livros, objetos museológicos, o Terraço que privilegia por ter como vista para a Baía de Guanabara, dentre outros artefatos históricos que você enquanto leitor poderá visitar privilegia do link disponível.

   

Vista panorâmica a partir do terraço
MUSEU IHGB






Vista da Sala da CEPHAS
CEPHAS


Vista do Museu
TERRAÇO



        
Vista da Sala Pedro Calmon
SALA PEDRO CALMAN








Vista da Salão Nobre
SALÃO NOBRE
          Vista da Sala de Leitura
SALA DE LEITURA



ATIVIDADE DIDÁTICA


1- Qual a sensação de visitar este museu?
2- Quais os pontos positivos você pode levar para sua realidade
3- Qual a importância deste museu para a sociedade
4- De que forma você contribuiria para ampliar a produção deste museu?
5- Visitemos o site e vejamos quais os monumentos históricos encontrados até hoje? Façamos uma analise e uma redação sobre o que mais lhe chamou a atenção.




quarta-feira, 17 de abril de 2013


VÍDEO SOBRE O GOOGLE MAPS






JUSTIFICATIVA: Este vídeo foi escolhido com a finalidade de retratar de forma teórica e prática conhecimentos das diferentes possibilidades de representação do espaço geográfico, como os mapas e as imagens de satélite. 

OBJETIVO GERAL:

Desenvolver nos alunos de geografia a importância do Google Maps, bem como destacar a interligação desta com o auxilio do uso das tecnologias.

OBJETIVO ESPECIFICOS:


- Estimular o interesse por conhecer as representações cartográficas, o que permite estabelecer diferentes relações; 

- Destacar a importância da produção cartográfica para diversos fins e a presença das imagens no dia a dia; 

- Mostrar que a tecnologia faz parte do cotidiano, inclusive na produção e circulação de imagens cartográficas;

- Fornecer orientações aos alunos a realizarem o download do programa Google Maps;

METODOLOGIAS:  

- Explorar o site;

Providenciar aulas no Laboratório de Informática; 

Desenvolver atividades onde os alunos possam  ter acesso a um computador e à internet;

AVALIAÇÃO:
A participação na realização das atividades sugeridas;
- A capacidade de identificar a presença dos elementos cartográficos no dia a dia;
- A capacidade de reconhecer a importância da cartografia e a sua presença no seu dia a dia;
- A habilidade na utilização de recursos tecnológicos.





GOOGLE MAPS
http://n.i.uol.com.br/noticia/2011/06/03/imagem-mostra-recorte-de-mapa-de-alagoas-com-destaque-para-pilar-cidade-mais-violenta-do-estado-1307125612888_300x230.jpg. Acesso em 17 de Abril de 2013.


VÍDEO DISPONIVEL EM: http://www.youtube.com/watch?v=6zbXLcxkYnk

LINK DO GOOGLE MAPS: https://maps.google.com/maps


INICIATIVA UNE ENSINO DE GEOGRAFIA E CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O MEIO AMBIENTE


                                    Por Giulliana Bianconi             11 DEZEMBRO 2009



"Cada uma das turmas foi coordenada por um professor e uma liderança da sala, formando o Conselho Verde. O grau de envolvimento dos alunos foi tamanho que houve quem compusesse música ou criasse blog por conta própria", conta a professora de Geografia. A maior parte das ações, entretanto, foi bem orquestrada. Após a identificação do trabalho a ser feito, as intervenções a serem realizadas nas ruas, em meio à comunidade, eram apresentadas em sala de aula".


Esta projeto teve como marco inicial  a incentivação de uma professora de geografia: Aline dos Santos Lima realizada em Retirolândia, cidade distante a 220 km de Salvador no colégio Estadual Olavo Alves Pinto (CEOP ) que de forma conjunta obteve apoios de outros professores para criar o Conselho Verde com o intuito de diminuir os impactos ambientais, busca soluções para o problema do lixo ocasionados na sociedade. Onde teve a também a participação de 16 turmas diferentes do Ensino Médio e faz uso das tecnologias da Informação e Comunicação, onde os alunos usaram a criatividade para criarem músicas e até mesmo blog por sua própria autoria e depois seus trabalhos eram, expostos nas ruas juntamente com a com a comunidade com o objetivo de sensibilizar a população sobre a preservação da natureza.
No entanto fica as demostrações através dos links abaixo para que os leitores possam ter acesso ao site e ao blog criado pelos alunos.


sábado, 13 de abril de 2013

 Ar@cne
REVISTA ELECTRÓNICA DE RECURSOS EN INTERNET
SOBRE GEOGRAFÍA Y CIENCIAS SOCIALES
Universidad de Barcelona
Nº 97, 1 de junio de 2007
ISSN 1578-0007
Depósito Legal: B. 21.743-98


analisando o uso de Imagens do “Google Earth”
e de mapas no ensino de geografia


Amanda Regina Gonçalves
Doutora em Geografia. Professora do Departamento de Educação, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Rio Claro-SP, Brasil.
amandarg@rc.unesp.br
Iara Regina Nocentini André
Doutora em Geografia. Professora do Departamento de Geografia, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Rio Claro-SP, Brasil.
ireginana@hotmail.com
Thiago Salomão Azevedo
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia, na UNESP, Campus Rio Claro. Departamento de Geografia, Universidade Estadual Paulista (UNESP).
thiagosa@rc.unesp.br
Valquíria Z. Gama
Professora de Geografia da Rede Pública de Ensino Fundamental do Estado de São Paulo.



"Metodologicamente, a utilização de mapas é fundamental para contextualizar o aluno no âmbito espacial, proporcionando o dimensionamento de proporção, de direção, de distância. Entretanto, a utilização de recursos cartográficos permite ao aluno identificar fatores relacionados ao meio, contudo a cartografia é apenas uma representação gráfica da realidade (Figura 2A), já a imagem de satélite (Figura 2B) mostra a real face da superfície terrestre em determinado momento, isto é, a representação contida na imagem de sensoriamento remoto de alta resolução propicia ao aluno visualizar o mundo real, através de associações cognitivas presentes no seu cotidiano.Pudemos evidenciar empiricamente estas prerrogativas teóricas ao nos depararmos com o uso em sala de aula de imagens de satélite disponibilizadas pelo programa “Google Earth”e de mapas cartográficos, ambos em diferentes escalas. Antes de nos determos a esta análise, devemos ressaltar que, através deste programa – que disponibiliza algumas imagens de satélite em forma de mais um produto disponibilizado por um meio de comunicação de massa – o cidadão comum passa a ter maior acesso a um material e às informações, que por muito tempo foram produzidos e se restringiam aos usos militares e, não incondicionalmente, das instâncias governamentais[2]. Talvez resida aí um dos motivos das ausências destes produtos e dificuldades em seus usos nas aulas de Geografia Escolar."


O que podemos analisar neste sentido é que através do uso da internet tornou-se mais acessível o ensino de geografia onde poderemos aprender e nos informarmos após a demostrações de legendas, gráficos  tabelas, videos, documentários contextualizados, músicas dentre outros recursos tecnológicos. A educação avança quando existem pessoas comprometidas com o ensino e aprendizagem, se as pessoas permitirem estar informados sobre um determinado assunto.




Dispinivel em: http://www.ub.edu/geocrit/aracne/aracne-097.htm

A formação do professor de Geografia na era da informação

Valdenildo Pedro da Silva*

Resumo

O presente estudo visa discutir as mudanças que têm ocorrido na educação brasileira, no curso dos últimos anos, dando destaque para as alterações que emergiram na formação de professores, incluindo a formação do professor de Geografia. Essa passou a ser norteada por novos princípios ou eixos que, em certa medida, representam os princípios da sociedade contemporânea, denominada de tecnológica ou da era da informação.

Palavras-chave: Formação de professor, ensino de geografia, era da informação.




Este artigo retrata a importância do profissional que leciona a disciplina de geografia inserindo as Tecnologias da Informação e Comunicação além de de adotar os cursos de formação continuada em sua prática docente, independentemente de qual seja a disciplina que ministra, pois estas tecnologias veio como forma de transforma o ensino não importando qual seja o nível de ensino ou qual seja as modalidades aplicadas na instituição: seja presencial, semi-presencial ou a distância.
As TIC's causa grandes impactos positivos na educação se soubermos usufrui-las de forma construtiva e eficaz no âmbito educacional, mas para que isto aconteça os perfis docentes necessita estar capacitados para atuar no cotexto pedagógico para que assim crie-se um ambiente cooperativo e flexível podendo acessar em diversos lugares e tempos favorável para o usuário e para o docente. 












Uso de linguagem cartográfica no ensino de Geografia: 
os mapas e Atlas digitais na sala de aula
Leda Maria Corrêa Moura
Prof. Orientador: Roberto Filizola – UFPR




Resumo

Este artigo tem o intuito de apresentar os mapas e Atlas digitais como uma alternativa
para o uso da linguagem cartográfica no ensino de  Geografia. A primeira parte, desenvolvida
por meio de pesquisa bibliográfica, descreve a relevância da linguagem cartográfica nas
aulas de Geografia; faz uma breve descrição das tecnologias de informação e comunicação(TIC) e de sua importânciano cotidiano das pessoas. Apresenta, também, as
ferramentas disponíveis na web – em especial o Google Earth e o Google Maps e busca
fazer uma relação entre tecnologias e a linguagem cartográfica, propondo o uso dessas
ferramentas - presentes nas escolas públicas do Estado do Paraná por meio do Programa
Paraná Digital (PRD) - nas aulas de Geografia. Na segunda parte, relata uma experiência
de uso do Google Maps em aulas do Ensino Fundamental (7ª. Série), realizada no Colégio
Estadual Euzébio da Mota, em Curitiba, no primeiro semestre de 2008. Por fim, partindo
da experiência, faz algumas considerações a respeito da viabilidade da proposta de unir
linguagem cartográfica e mapas/Atlas digitais em salas de aula.





O artigo acima refere-se a importância de termos conhecimentos acerca das Tecnologias da Informação      ( TIC'S ) apontando sua importância para a sociedade, bem como conhecer os mapas e trabalhar a linguagem cartográfica através de Atlas digitais através das ferramentas disponibilizadas na web, como: Google Earth e Google Maps, bem como buscar fazer este ensino na prática. E o que devemos saber que estas práticas não apenas será realizado no Ensino Fundamental e Médio  mas também traz contribuições positivas no Ensino Superior, fortalecendo a  futura prática docente do alunado para aplicar em suas aulas como uma ferramenta didática. 
















ENSINO EM GEOGRAFIA: 
DESAFIOS À PRÁTICA DOCENTE NA ATUALIDADE

Suely Aparecida Gomes Moreira*
Leonardo Moreira Ulhôa**

RESUMO

O objetivo deste artigo é discutir alguns dos principais desafios que se apresentam aos docentes, 
particularmente no ensino em Geografia, frente a essa era digital. Para tanto, apoiamos-nos em referenciais 
concernentes ao uso das novas tecnologias comunicacionais no sistema educacional, como auxílio para 
a fundamentação teórica desse trabalho. Reconhecemos que ainda não é possível avaliar em que aspecto 
as novas TICs podem potencializar ou limitar o ensino dessa disciplina, mas entendemos que os modelos 
de ensino pautados apenas em materiais impressos têm se mostrado insuficientes diante da realidade 
virtual a qual a Educação está exposta.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Geografia. Novas Tecnologias na Educação. Formação docente





O presente artigo aponta que a utilização de métodos tradicionais através de livros impressos que tem causado um grande impacto, pois se mostra insuficiente no âmbito que não dispõe de um ambiente interativo entre professor-aluno, aluno-professor, aluno-aluno e até mesmo entre as tecnologias. Como podemos observar este artigo foi criado para adotar, apontar caminhos ou  possibilidades para que o ensino de geografia possa ser acessado através do uso das tecnologias, principalmente na disciplina de geografia que nos permite analisar através de alguns programas virtuais a necessidade de visualizar ou até mesmo praticar o ensino e a aprendizagem. Entretanto, como sabemos que isto é algo novo para alguns docentes faz-se necessário que os docentes qualifiquem-se para manusear as tais tecnologias existentes em nosso cotidiano e possa criar em seus alunos o espirito de inovar, de buscar novas forma de aprender, através do Google Maps, Google Earth, dentre outros.
Enfim, na nossa sociedade precisamos estar aptos para um ensino transformador, criativo, dinâmico, colaborativo, no sentido que necessitamos criar conceitos sobre algo, postar diversas mídias para aplicarmos os nossos conhecimentos para tornar o ensino de geografia cada vez mais qualificado.






sexta-feira, 12 de abril de 2013


CURSO DE GEOGRAFIA DO ENSINO SUPERIOR
DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA NA GEOGRAFIA
CARGA HORÁRIA: 72   PERÍODO: 2º ,TURNO: Noturno, ANO LETIVO: 2013/2
PROFESSORA: Ana Paula Lopes de Souza

1. EMENTA:
Introdução Histórica e princípios de funcionamento de Hardware, Dispositivos de Memória, de armazenamento e de entrada e saída de dados, Programas específicos e Internet, Google Maps, Google Earth.

2. OBJETIVOS
2.1 Gerais:
Estimular o aluno a aprofundar os principais conceitos e pôr em prática os fundamentos sobre o uso das tecnologias através do laboratorio de informatica na disciplina de Geografia do ensino superior.
2.2 Específicos:
Aplicar os conceitos de tecnologias associadas à geografia;
Aplicar conceitos tecnológicos em projetos geográficos;
Utilizar experiência de projetos geográficos desenvolvidos no Brasil para o desenvolvimento de novos
projetos.

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

3.1 Introdução Histórica e princípios de funcionamento de Hardware;
3.2 Dispositivos de Memória, de armazenamento e de entrada e saída de dados, de armazenamento e de entrada e saída de dados;
3.3 Programas específicos e Internet;
3.4 Google Maps;
3.5 Google Earth.

4. METODOLOGIA
Aulas expositivas, debates, estudos de caso sobre temas atuais relacionados à disciplina.No desenvolvimento dos trabalhos serão utilizados os seguintes recursos didáticos:Datashow, Apostilas virtuais, e-book, revistas eletrônicas
 Filmes, vídeos.

5. AVALIAÇÃO
As avaliações serão bimestrais, parte da avaliação em sala de aula através de trabalhos em grupo e individual, como estudo de casos, questões para debates e pesquisa bibliográfica extra sala.

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA (obrigatória)


VALENTE, José Armando. MAZZONE, Jaures. BARANAUSSKAS, M. Cecília
C. (org.) Aprendizagem na era das tecnologias digitais. São Paulo: Cortez:
FAPESP, 2007.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias – o novo ritmo da
informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

PAIS. Luiz Carlos. Educação Escolas e as tecnologias da informática. 1 ed.
3. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.